Empreendedorismo, Governança administrativa, Ética Empresarial, ICMS, SPED Fiscal, GED, Contabilidade, Administração, Impostos
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Organizações Aprendentes ?
A aprendizagem organizacional é mais que detecção e correção de erros. Quando falamos em organizações aprendentes, falamos em empresas que possuem como cultura organizacional o aprendizado, e o utilizam como renovação.
Um gestor aprendente sabe que deve buscar em seus funcionários as inovações que a empresa precisa. Os funcionários têm o conhecimento do dia a dia, eles são o “chão de fábrica”, pois além da experiência possuem a informação.
Este gestor deve buscar a integração, equipes que executam atividades diferentes possuem interesses em comum. Em grandes empresas encontramos equipes clientes umas das outras, elas não são concorrentes, devem trabalhar em parceria, em harmonia.
Projetos comuns devem ser trabalhados juntos. Planejamentos estratégicos devem ser construídos pelas bases, não impostos pela direção. Da participação dos colaboradores, advém um conhecimento mais sólido.
A estruturação, isto é, regras e procedimentos são necessários ao bom andamento da empresa. “Não há necessidade de se inventar a roda todos os dias”, sim não há mesmo. Planilhas simples, ajudam na identificação dos projetos ou fases, seus responsáveis, datas importantes e alguma outra observação de interesse.
Hoje as empresas buscam em seus funcionários informação e empreendedorismo, o Departamento de TD (Treinamento e Desenvolvimento) passa a ter mais uma letrinha TD&E (Treinamento, Desenvolvimento e Educação).
Na era da informação, esta passa a ser mais que um conceito socialmente construído, relacionado à percepção humana, tem seu valor potencial aumentado.
A empresa que souber se utilizar desta informação, “turbinada pela percepção humana”, aliada a disponibilidade computacional e a conectividade da rede, não terá medo dos concorrentes.
A implementação de ambientes organizacionais é inevitável, muitas empresas já o fazem. Os consumidores buscam a produção limpa, não só no que diz respeito ao meio ambiente, mas também aos recursos humanos e processos. O mercado global está forçando esta adaptação, as empresas precisam se adequar, ou estarão fora dos limites de negociação..
O maior capital que uma empresa pode agregar é o humano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário